Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Contato > Sem categoria > Conheça o campus Serra

Conheça o campus Serra

ifes patio

Cursos

O campus Serra é um importante polo de ensino tecnológico. Aqui são ofertados cursos técnicos (Automação Industrial, Informática e Mecatrônica), superiores (Sistemas de Informação e Engenharia de Controle e Automação), pós-graduação (Ciência de Dados e Didática na Educação Tecnológica) e mestrados (Computação e Automação Industrial). Além disso, nossos professores e profissionais administrativos têm acesso regular a qualificações que visam o aprimoramento dos serviços que prestam ao público.

Para conhecer os trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos pelos alunos do campus, siga esses passos:

1 - Acesse o portal da nossa biblioteca;
2 - Insira termo de pesquisa;
3 - Altere a opção “Unidade de Informação”, selecionando “Biblioteca Campus Serra”;
4 - Altere a opção “Tipo de obra”, selecionando “Dissertações”, “TCC - Graduação” e “TCCP - Pós-Graduação”;
5 - Clique em "Pesquisar".

Pesquisa e Extensão Tecnológica

Além do ensino, são desenvolvidas atividades de pesquisa. São diversos grupos desenvolvendo soluções disruptivas nas áreas de computação e automação. Veja abaixo os grupos de pesquisa do campus Serra.

Data Science and Complex Networks

O grupo utiliza estatística e Machine Learning para analisar dados e desenvolver sistemas de recomendação. Em parceria com INCAPER, o grupo desenvolveu o SIPAC - Sistema de Informações para Pecuária e Agricultura Capixaba. O contato com o grupo pode ser feito através do email sergio@ifes.edu.br .

GAIn - Grupo de Automação Industrial

O grupo desenvolve projetos em parceria com indústrias (como ArcelorMittal e Vale), atuando nas áreas de controle industrial, robótica, inteligência artificial, visão computacional e sistemas embarcados. O contato com o grupo pode ser feito através do email marcoantonio@ifes.edu.br .

GAMA - Grupo de Aprendizado de Máquina e Automação

O grupo trabalha com inteligência artificial e robótica aplicada a processos industriais. O contato com o grupo pode ser feito através do email pintoluizalberto@gmail.com .

GERA - Grupo de Energias Renováveis para Automação

O grupo trabalha com energia solar. O contato pode ser feito através do email wagnercosta@ifes.edu.br .

Grupo de Pesquisa em Educação Especial: políticas, formação e práticas educacionais

O objetivo do grupo é discutir as políticas e ações voltadas à inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.  O contato com o grupo pode ser feito através do email rioliveira@ifes.edu.br .

NEEF - Núcleo de Estudos em Ensino de Física

O grupo atua no ensino de física. O contato pode ser feito através do email rosilene@ifes.edu.br .

NERA - Núcleo de Estudos em Robótica e Automação

Atuando nas áreas de Internet das Coisas, robótica e visão computacional, o grupo já desenvolveu um sistema para navegação autônoma de veículos e um simulador de futebol de robôs para fins educacionais. Além disso, o grupo participa de competições de robótica, conquistando diversos prêmios. O contato pode ser feito através do email richard@ifes.edu.br .

Nu[TeC]² : Núcleo de estudos em Técnicas e Teoria da Computação

O grupo de pesquisa Nu[TeC]² trabalha com duas sub-áreas da computação: a "Teoria da Computação", que busca determinar quais problemas podem ser computados em um dado modelo de computação e a "Tecnologia da Computação", que envolve a aplicação de técnicas em áreas como: Banco de Dados, Computação Gráfica, Inteligência Artificial, Processamento de imagens, e Sistemas de Informação. O grupo de pesquisa possui recursos humanos em todas as diferentes áreas e trabalham de forma cooperativa para o desenvolvimento de produtos e serviços realizado em projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico em conjunto com empresas. Os interessados em parcerias podem entrar em contato através do email kkomati@ifes.edu.br .

SEEC: Comércio Eletrônico e Engenharia de Software

O grupo atua nas áreas de Ciência de Dados, Inteligência Computacional, Computação Orientada a Serviços, Gerência de Processos de Negócio, Modelagem Conceitual, Planejamento, Integração e Gestão de Sistemas de Informação e Qualidade de Software. O contato pode ser feito através do email mcosta@ifes.edu.br .

Infraestrutura

Para apoiar os empreendedores no desenvolvimento de produtos, processos ou serviços, a Incubadora provê acesso aos laboratórios do campus. Há laboratório de prototipagem rápida com impressão 3D, laboratório para testes químicos, laboratório de mecatrônica, entre outros. Para conhecer a lista completa de laboratórios do campus, clique aqui (altere a opção “Campus”, selecionando “Serra”).

colagem labs

Além da infraestrutura para desenvolvimento e validação dos projetos, o campus conta com conexão com a Internet de boa qualidade, salas para reuniões e treinamentos, além de biblioteca com títulos atuais. Também é fornecido acesso à artigos e periódicos dos principais veículos científicos.

colagem 2

registrado em: