Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Serviços
Início do conteúdo da página

Serviços

A Núcleo Incubador Serra (NIS), através da Incubadora do Ifes, oferece diversos serviços relacionados ao Empreendedorismo e à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). O NIS tem como foco a inovação tecnológica. Portanto, para fazer parte do nosso ecossistema, seu empreendimento deve apresentar algum tipo de inovação (melhoria em algo existente ou um modelo de negócio, produto, processo ou serviço totalmente novo) relacionada a, no mínimo, uma das áreas de atuação do Ifes campus Serra: Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC); Informática; Automação; Tecnologia Assistiva; Tecnologias Educacionais; Gestão da Inovação; Eletroeletrônica; Metalmecânica; Energia;
Tecnologia para sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Confira abaixo os serviços e para mais informações entre em contato pelo formulário.

1. Serviços à empreendedores e startups

  •  - Pré-incubação de empreendimentos: É realizada em forma de mentorias em gestão empresarial, apoio à geração e ao teste de ideias e orientação do potencial empreendedor no processo de validação da oportunidade de empreendimento para incubação. No decorrer do processo pode ser ofertado permissão para uso de espaço físico e auxílio no aperfeiçoamento do modelo de negócios das propostas de empreendimentos selecionadas, durante o período de vigência da Pré-Incubação. O público alvo são Potenciais empreendedores que desejam desenvolver um Produto Mínimo Viável de ideias, projetos inovadores, produtos ou processos para submissão em editais de incubação.
  •  - Incubação de empreendimentos de base tecnológica, social ou cultural:
    • Modalidade Residente – Os empreendedores por meio de contrato firmado com a incubadora podem fazer uso de toda infraestrutura física e demais serviços oferecidos pelos Núcleos Incubadores (laboratórios, auditórios, etc.);
    • Modalidade Não Residente – Os empreendedores possuem vínculo contratual com a incubadora, mas não utilizam, ou apenas fazem uso esporádico do espaço físico e serviços proporcionados pelos Núcleos Incubadores. Dessa forma, nessa modalidade o empreendimento não se encontra fisicamente instalado na incubadora, mas deve contar com todo o conjunto de apoio, suporte e processos de incubação oferecidos. Destaca-se que muitas atividades são realizadas por ferramentas de tecnologia de informação e comunicação (TIC) proporcionando a formação à distância.
2. Serviços à organizações
  • - Pós-incubação de empresas: é um conjunto de serviços que visa manter vínculos com os empreendimentos que já passaram pela incubação e foram graduados. É feito por meio de um edital de fluxo contínuo onde são estabelecidos planos de trabalho entre a empresa e a Incubadora do Ifes.
  • - Atendimento de empresas graduadas: identificação de demandas específicas de PD&I, mediando sua relação com empresas incubadas, outras graduadas, grupos de pesquisa, pesquisadores e laboratórios do Ifes.
  • - Apoio à gestão e à inovação: mentorias, orientações e consultorias voltadas ao empreendedorismo e inovação, com participação de pesquisadores, docentes e técnicos da instituição;
  • - Ambientes de inovação: disponibilidade de ambientes de ideação e inovação tais como coworking e espaços de vivência;
  • - Infraestrutura do Ifes: acesso à partes da infraestrutura de ensino, pesquisa e extensão do Ifes Campus Serra. 
  • - Apoio para a captação de recursos: apoio na elaboração de projetos de captação de recursos públicos e privados. 
  • - Propriedade intelectual: consultoria e suporte na gestão de ativos de propriedade intelectual tais como Patente, Software, Marca, entre outros.
  • - LEDS – Rede de Laboratórios de Extensão em Desenvolvimento de Soluções: O LEDS (Laboratório de Extensão em Desenvolvimento de Soluções), presentes em vários Campi do Ifes e vinculados aos Núcleos Incubadores, tem como objetivo criar um espaço experimental, semelhante a uma empresa, para fazer a ponte entre a teoria e prática, propiciando integração entre docentes e discentes com foco na resolução de problemas demandados pela comunidade. Dessa forma, o Ifes pode se aproximar do mercado de trabalho, unir o saber teórico e acadêmico ao conhecimento prático, agregando valor ao profissional formado.
  • - Empresas Juniores (EJr) vinculadas aos Núcleos Incubadores: As Empresas Juniores são instituições da sociedade civil sem fins lucrativos, presentes em vários Campi do Ifes e vinculadas aos Núcleos Incubadores, formada por alunos de curso superior, sob a orientação de professores. O objetivo de constituir-se uma Empresa Júnior é proporcionar ao estudante um maior contato com o mundo do trabalho, vivenciando o meio empresarial e comprometendo-se com o desenvolvimento pessoal e do coletivo.
    • Morpheus JrÉ uma empresa júnior vinculada ao Núcleo Incubador do Campus Serra, composta apenas por alunos que trabalham de forma voluntária para desenvolver projetos para clientes reais. O dinheiro arrecadado pelo trabalho dos membros é retornado em forma de capacitação em diversas áreas como, gerência de projetos, desenvolvimento, recursos humanos, financeiro, vendas, marketing, entre outros. A Morpheus Jr, é federada da JuniorES (Federação de Empresas Juniores do ES).

registrado em:
Fim do conteúdo da página