Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Dúvidas Frequentes
Início do conteúdo da página

Dúvidas Frequentes

Reunimos aqui algumas perguntas e respostas para te ajudar.

O que é a Incubadora do Ifes?

A Incubadora do Ifes é um ambiente planejado para estimular a criação e o desenvolvimento de novos empreendimentos e fornecer uma estrutura que provê apoio de gestão e tecnologia. Com o objetivo de abrigar temporariamente e dar suporte para empreendimentos inovadores (empresas, start-ups, spin-offs, organizações da sociedade civil), a Incubadora proporciona à comunidade diversas oportunidades de capacitação, uso e compartilhamento de infraestrutura física, serviços, laboratórios de pesquisa, mentoria e assessoria gerencial, buscando sempre transformar ideias e negócios em soluções para a sociedade. A Incubadora do Ifes é ligada a Agência de Inovação do Ifes (Agifes) e a Pró Reitoria de Extensão do Ifes.

O que é o Núcleo Incubador Serra?

O Núcleo Incubador Serra (NIS) é o representante da Incubadora do Ifes no Campus Serra e responsável por organizar e executar todas as atividades no Campus e junto a parceiros na região.

Quais benefícios a Incubadora oferece ao empreendedor?

A Incubadora apoia seus empreendedores através de:

  • Suporte no desenvolvimento de competências em empreendedorismo;
  • Medição e acompanhamento constantes da evolução da empresa;
  • Acesso à treinamentos, pesquisadores e assessorias especializadas;
  • Acesso à laboratórios e equipamentos, possibilitando redução de custos e riscos do processo de inovação;
  • Consultoria e auxílio na captação e gestão de recursos financeiros;
  • Oportunidade de ampliação da sua rede de contatos, favorecendo parcerias e acesso ao mercado.

Desse modo, a Incubadora amplia as chances de sucesso do empreendedor.

Como participar dos programas da Incubadora?

A Incubadora atende tanto pessoas físicas (estudantes, inventores, pesquisadores, profissionais autônomos), como pessoas jurídicas (microempreendedor individual e empresas) que desejam desenvolver novos produtos, processos ou serviços com foco tecnológico.

Para as pessoas físicas que têm perfil criativo e querem aprender sobre gestão e empreendedorismo, indicamos o Curso de Competências Empreendedoras. Para saber mais sobre o curso, clique aqui.

Para quem ainda não tem ainda empresa formada ou um plano de negócios, mas tem uma boa ideia, indicamos a Pré-Incubação. Através desse programa o empreendedor poderá desenvolver um protótipo de sua ideia e enquanto se prepara para um processo seletivo de incubação. Para saber mais sobre a Pré-Incubação, clique aqui.

Para pessoas jurídicas com interesse no desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços, indicamos a Incubação. Por meio desse programa, a empresa incubada dispõe de orientação técnica no desenvolvimento de seu projeto, além de apoio para inserção no mercado. Para saber mais sobre a Incubação, clique aqui.

Se você possui uma empresa graduada em algum programa de incubação, convidamos você a incluir sua empresa em nosso programa de Pós-Incubação. Esse programa possibilita firmar uma parceria com a Rede de Incubadoras do Ifes para o desenvolvimento de novos projetos. Para saber mais sobre a Pós-Incubação, clique aqui.

Que tipo empreendimento se encaixa na Incubadora?

O foco da Incubadora são empreendimentos de base tecnológica. Sendo assim, são esperadas propostas de empreendimento que apresentem algum tipo de inovação tecnológica. Pode ser uma melhoria em algo existente ou um modelo de negócio, produto, processo ou serviço totalmente novo. No caso da Incubadora no Ifes campus Serra, é importante que a proposta esteja relacionada a, no mínimo, uma das seguintes áreas:

  • Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC);
  • Informática;
  • Automação;
  • Tecnologia Assistiva;
  • Tecnologias Educacionais;
  • Gestão da Inovação;
  • Eletroeletrônica;
  • Metalmecânica;
  • Energia;
  • Tecnologia para sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

O que é uma empresa incubada?

É um empreendimento que foi selecionado no programa de incubação e, em função disso, dispõe de local de trabalho dentro da incubadora, tendo acesso à infraestrutura e pesquisadores do campus. Esse empreendimento recebe orientação técnica e acompanhamento periódico, visando seu desenvolvimento. Dessa forma, ao final do prazo de incubação (cerca de 2 anos), o empreendimento estará pronto para o mercado. Para saber mais sobre a Incubação, clique aqui.

A Incubadora investe nos empreendimentos?

Não. A Incubadora não dispõe de recursos para investir nos empreendimentos. Entretanto, a Incubadora auxilia na captação de financiamentos e recursos de fomento.

A Incubadora tem uma equipe para desenvolver minha ideia?

Não. Apesar da Incubadora oferecer orientação técnica, a equipe para desenvolvimento do projeto é responsabilidade do empreendimento. Evidentemente, isso não impede a colaboração entre empreendedores.

Um empreendimento incubado tem isenção ou benefícios tributários?

Não. As empresas incubadas têm as mesmas responsabilidades fiscais que as demais empresas no mercado.

Como uma empresa de mercado pode se aproximar das empresas incubadas?

A Incubadora incentiva fortemente a formação de parcerias com as empresas incubadas. As oportunidades de relacionamento são diversas, como fornecimento e desenvolvimento de projetos em conjunto. O primeiro passo é agendar uma visita, para conhecer os empreendimentos.



Ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente!

registrado em:
Fim do conteúdo da página